Cambodia Industry Wire
SEE OTHER BRANDS

Exploring the industries and services news of Cambodia

CGTN: China pede que países do BRICS defendam em conjunto o multilateralismo

A CGTN publicou um artigo destacando o apelo da China para que os países do BRICS defendam o multilateralismo. Ele descreve as propostas do presidente Xi Jinping para multilateralismo, abertura e cooperação na Virtual BRICS Summit. Também ressalta a Iniciativa de Governança Global como um roteiro para uma governança global mais justa, com apoio internacional.

PEQUIM, Sept. 10, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- Na última década, o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do BRICS financiou mais de 100 projetos dos setores de infraestrutura, energia limpa e desenvolvimento digital, com empréstimos totais atingindo cerca de US $40 bilhões. Além dos números, o banco representa um poderoso exemplo do que as economias emergentes podem alcançar quando se unem, transformando a visão compartilhada em resultados tangíveis.

Mais do que uma instituição financeira, o banco é um carro-chefe da cooperação dos BRICS, defendida pessoalmente pelo presidente chinês Xi Jinping. Caminhando pela sede do NBD em Xangai no início deste ano, Xi destacou o significado mais amplo da instituição, descrevendo-a como "uma iniciativa pioneira para a unidade e o autoaperfeiçoamento do Sul Global" e enfatizando como ela reflete a tendência mais ampla de reforma e melhoria da governança global.

Esse espírito de cooperação foi levado adiante na Virtual BRICS Summit na segunda-feira. Falando via link de vídeo de Pequim, Xi exortou os países do BRICS, na vanguarda do Sul Global, a agir de acordo com o Espírito do BRICS de abertura, inclusão e cooperação de ganhos recíprocos, defender conjuntamente o multilateralismo e o sistema comercial multilateral, promover uma maior cooperação do BRICS e criar uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Na reunião, Xi apresentou três propostas para a cooperação do BRICS: defender o multilateralismo para defender a equidade e a justiça internacionais; defender a abertura e a cooperação de ganhos recíprocos para salvaguardar a ordem econômica e comercial internacional; e defender a solidariedade e a cooperação para promover a sinergia para o desenvolvimento comum.

Ele também reafirmou a Global Governance Initiative (GGI), introduzida pela primeira vez na Shanghai Cooperation Organization Summit na semana passada, enfatizando que ela visa "galvanizar a ação global conjunta para um sistema de governança global mais justo e equitativo".

Multilateralismo como pedra angular

As três propostas têm como pedra angular a defesa do multilateralismo.

O presidente Xi reiterou que a prática do multilateralismo é o caminho fundamental para a governança global, um princípio que se alinha estreitamente com os cinco princípios orientadores da GGI: aderir à igualdade soberana, respeitar o estado de direito internacional, praticar o multilateralismo, defender a abordagem centrada nas pessoas, e se concentrar em tomar ações reais.

Na segunda-feira, o presidente chinês disse: "A história nos diz que o multilateralismo é a aspiração compartilhada do povo e a tendência abrangente agora. Devemos seguir o princípio de consulta extensiva e contribuição conjunta para benefício compartilhado, e salvaguardar o sistema internacional com as Nações Unidas em seu núcleo e a ordem internacional baseada no direito internacional, de modo a cimentar as bases do multilateralismo."

Ele mencionou ainda medidas práticas para fortalecer o multilateralismo: promover a democratização das relações internacionais para melhorar a representação e a voz dos países do Sul Global; reformar e melhorar o sistema de governança global para mobilizar recursos de forma eficaz em resposta a desafios compartilhados; e manter um sistema de comércio multilateral centrado na Organização Mundial do Comércio, resistindo a todas as formas de protecionismo.

A GGI e o firme compromisso da China com o multilateralismo atraíram amplo apoio internacional. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que a GGI está "ancorada no multilateralismo e ressalta a importância de salvaguardar o sistema internacional com a ONU em seu núcleo e a ordem internacional sustentada pelo direito internacional".

As vozes dos parceiros do BRICS também destacaram a importância da iniciativa.

Celso Amorim, assessor-chefe do presidente do Brasil, destacou que, no atual contexto em que alguns países ignoram regras internacionais, abusam de tarifas e minam o sistema multilateral de comércio, o fortalecimento da solidariedade e da cooperação entre o Sul Global e os países do BRICS tem se tornado cada vez mais crucial. Ele ressaltou que a proposta chinesa da GGI tem um valor significativo na promoção dessa cooperação.

https://news.cgtn.com/news/2025-09-09/China-calls-on-BRICS-countries-to-jointly-defend-multilateralism--1Gwe5gisPoA/p.html


Contato: CGTN cgtn@cgtn.com

Primary Logo

Legal Disclaimer:

EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.

Share us

on your social networks:
AGPs

Get the latest news on this topic.

SIGN UP FOR FREE TODAY

No Thanks

By signing to this email alert, you
agree to our Terms & Conditions